A convivência entre gerações diferentes geralmente traz consigo o conflito ,que poderia ser minimizado ou evitado caso existisse mais compreensão e maior diálogo entre as partes envolvidas .
Os conflitos acontecem porque gerações diferentes têm visões de mundo ,valores ,conceitos e preconceitos distintos entre si .Os de mais idade ,com toda a experiência de vida acumulada ao longo dos anos e também por amor ,querem sempre poupar os mais jovens de experiências negativas e do sofrimento desnecessário ,mas eles esquecem que aprendemos a viver vivendo ,através das experiências que tanto podem ser boas como ruins .
As gerações mais velhas costumam considerar os mais jovens como ingênuos ,tolos ou inexperientes ,alegando saberem muito mais do que esses eternos "meninos e meninas",pois é assim que os mais velhos veem seus filhos e netos !
É muito difícil aos mais velhos aceitarem que seus meninos e meninas crescem ,que tornam-se adultos e que , em boa parte das vezes ,seguem por caminhos diferentes daqueles sonhados e imaginados pelos mais velhos para eles .

É nesta fase também que os filhos descobrem que seus pais não são super-heróis ,mas seres humanos de carne e osso ,com qualidades e defeitos .Para os pais ,é um momento de sofrimento por conta do questionamento de suas atitudes e conceitos ,antes tidos como perfeitos .
Ver os filhos crescendo também sinaliza a passagem dos anos e muitos pais se recusam a envelhecer numa sociedade que valoriza o jovem e que deprecia o idoso ! Aceitar que seus filhos crescem é admitir que eles estejam envelhecendo !
A mãe ,que vivia em função dos filhos ,descobre que agora que eles cresceram está sem função ;quantos pais e mães descobrem ,nesta fase da vida ,que deveriam ter seguido por outros caminhos na vida ,apesar dos filhos ? Os netos chegam ,e com eles novas experiências são vivenciadas ,justamente porque agora eles não têm mais a obrigação de educar !
Em um grande pais como o Brasil a diversidade é muito grande de opiniões ,valores e conceitos ,na nossa sociedade as mudanças estão aceleradas e cada vez maiores ,como lidar com o hábito que faz parte da natureza humana e que ,quanto mais a idade avança ,mais difícil é mudar ,porque os hábitos estão muito mais enraizados nas pessoas mais velhas ? Os jovens ,por assimilarem as mudanças mais rapidamente do que os idosos ,sempre terão o conceito de que estes estão ultrapassados .
A rigidez de muitos dos mais velhos impede-os de aceitarem o questionamento ,de reverem seus conceitos e valores ,de tornarem-se mais flexíveis diante das mudanças .O surgimento do computador e da internet permitiram que as gerações pudessem dialogar mais e aprender entre si ; quantos idosos aprenderam a mexer em um computador através de seus netos ?
Estar aberto a aprender e a rever suas posturas colabora para que o diálogo se estabeleça entre as gerações e permita uma convivência mais saudável e menos estressante ; o diálogo é fundamental !
Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .
« Valido a inscrição do meu blog ao serviço de Paperblog sob o pseudónimo taxistagaucho ».
« Valido a inscrição do meu blog ao serviço de Paperblog sob o pseudónimo taxistagaucho ».
O choque sempre será inevitável! Eu, ao contrário, diria que é desejável. O embate, a disputa, o choque são desejos naturais do orgulho humano. Ele só muda o tom, mas a batida sempre será com as mesmas notas...
ResponderExcluirAbçs!