Muitas pessoas, principalmente as crianças, acham que a Páscoa é representada por um simples ovo de chocolate e, os adultos, uma deliciosa bacalhoada. Na verdade, é preciso ensiná-las também que, a Páscoa é a solenidade da ressurreição de Cristo, que morreu na cruz pelos nossos pecados, e assim nos libertou da morte.
É Páscoa! E a certeza que palpita em nosso coração é a de que o Senhor ressuscitado é o verdadeiro Cordeiro que tira o pecado do mundo que, morrendo, destruiu a morte e, ressurgindo, deu Sua vida para nós. Para nós… O que será que isso realmente significa? Bem, é fácil e simples, ao mesmo tempo, compreendemos o seu significado: que com Cristo morremos e que com Ele ressuscitamos.
Na Páscoa, a alegria toma conta dos nossos corações e a certeza que temos de que é tempo do amor, doação, comunhão e participação na vida Daquele que se fez um de nós para que nos tornássemos um com Ele (“Que todos sejam um”). Celebrar a Páscoa é ressuscitar com Ele e ser sinal de esperança em um mundo que insiste em ficar no túmulo da depressão, do consumismo, da exploração. Páscoa é libertação de tudo aquilo que nos impede de viver, de sonhar, de ser aquilo que somos.
Viver a Páscoa é ter coragem de correr ao encontro daquilo que nos faça viver de forma digna: é reconciliar-se com aqueles que sofrem, é enxergar-se na dor da humanidade, no grito daqueles que foram vítimas de catástrofes, a certeza de que nem tudo está perdido. No mistério de uma nova vida, que nos dá a esperança e a promessa de uma vida eterna, de uma Páscoa sem fim.
Que a mensagem da Páscoa conclame a todos – os cristãos e também os não cristãos – a “cultura da Ressurreição”, de paz, de vida, de fraternidade, que suplante a “cultura da morte”, da violência, do consumismo, do narcisismo. Atuando naquilo que foi a mensagem deixada por Jesus justamente na Páscoa: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
Fiquem com Deus hoje e sempre ,uma iluminada Páscoa ...Um grande abraço , Alex .
Que bonita tua mensagem...
ResponderExcluirSabes Alex...sintonizamos nesse pensamento. Fiz um texto no meu Blog dizendo isto, também.
Com muito carinho por ti desejo uma ótima Páscoa.
Maria Marçal - Porto Alegre - RS
Olha, eu presenciei um stress danado das pessoas se atropelando para garantir um pedaço de bacalhau em promoção para a a sexta santa e uma briga ferrenha para garantir os ovinhos de Páscoa dos pequenos... e o verdadeiro sentido da data perdeu-se no meio de tanta confusão, meu amigo!
ResponderExcluirUma bela postagem e muito bem lembrada!
Abraços