Você já imaginou como seria conveniente e prático se depois do turbilhão de emoções da paixão, o piloto automático do romance duradouro fosse ligado e, num céu de brigadeiro sem nuvens ou turbulências, o tão esperado amor voasse tranquilamente?
Seria muito bom se fosse assim. Mas, como qualquer desafio na vida, conquistar um relacionamento duradouro exige muita dedicação e persistência.
Não há dúvida que o sexo é fundamental para a criação e a manutenção de um vínculo duradouro. Muitos estudos mostram que sexo traz uma série de benefícios para o casal: melhora a autoestima e o humor, reduz a depressão, estimula o dar e receber amor e, consequentemente, melhora a vida conjugal com a aproximação dos parceiros.
Mas também pesquisadores identificaram os fatores mais presentes em relacionamentos duradouros, que relaciono abaixo:
- Comprometimento;
- Vivenciar, em dupla, situações novas, vibrantes, desafiadoras e com risco controlado;
- Cultivar a paixão ou "reapaixonar-se" diversas vezes;
- Boa comunicação;
- Celebrar o sucesso do outro;
- Coragem de se expor;
- Assumir a própria fragilidade, insegurança e dor;
- Expressar interesse pelo outro;
- Compartilhar segredos;
- Compartilhar alegrias e situações positivas;
- Predisposição a modificar comportamentos para satisfazer as necessidades do outro, ou seja, saber ceder.
Fazer atividades novas, diferentes das usuais, é uma ferramenta importante para criar e manter funcionando os circuitos do prazer no cérebro. Viajar, experimentar diferentes posições na cama, incluir novos objetos no ambiente, jantar num restaurante diferente, pensar novos planos e desafios com o parceiro, associam esses novos prazeres à presença do outro. O cérebro aprende que estar com o outro é ter prazer garantido e, por isso, o desejo e a excitação continuam presentes por décadas.
Mas é claro, não existem fórmulas milagrosas para transformar instantaneamente a paixão num vínculo duradouro forte e sólido. A não ser a inteligência da humildade do amor sinceramente profundo, dedicado a entender e à entender-se como seres humanos imperfeitos à procura da felicidade, juntos!
Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana. Um grande abraço, Alex.
As dicas são boas. É preciso criatividade para não cair na rotina e não deixar a paixão se esfriar.
ResponderExcluir