sábado, 1 de janeiro de 2011

DESENVOLVIMENTO...EDUCAÇÃO...



Com um novo Governo prestes a comandar e manter o desenvolvimento do nosso Brasil em um ritmo que não somente está ou deveria estar sendo acompanhado por nós Brasileiros ,mas muito também pela comunidade internacional .Novos horizontes ,novas exigências e necessidades deveriam ser criadas para que a sustentabilidade de todo este novo patamar de progresso seja real e perene .


Em recente relatório da organização internacional que estuda e revela a qualidade da educação em diferentes países ,vem mostrar-nos uma realidade vergonhosa do número de brasileiros que não sabem ler e escrever .Que formam uma legião de excluídos cegos ao cotidiano de problemas sócio-econômicos de uma nação que mantém em seu quadro de governantes políticos que mandato após mandato ,não fazem nada para mudar esta triste realidade ,porque uma boa parte deles necessita desta legião desprovida de maiores raciocínios intelectuais para serem eleitos e reeleitos ,mas o desenvolvimento cobra novos rumos e atitudes ,nenhum país fez ,ou fará seu  desenvolvimento pleno e sustentável ,sem a educação do seu povo !


Devemos lembrar-nos também de uma outra grande parte da sociedade ,que são os milhões de brasileiros que assinam o nome ,visualizam placas de transito ,cruzam por manchetes de jornais ,torcem por seus times de futebol ou agremiações carnavalescas ,participam de eleições (alguns até se elegem!) ,batem papo no boteco no fim da tarde (happy hour ?) ,trabalham duro diariamente ,constituem famílias ,exercem funções simples mais vitais ,e que por meio delas ,após décadas se aposentam ,bem pouco antes de morrerem ,bem pouco ...


Mas se fazem tudo isso ,o que há de errado com eles ?...O grande erro é que 50% destes brasileiros ditos  alfabetizados não conseguem interpretar um texto ,conhecem as letras ,sabem o significado das palavras mais simples ,mas são incapazes de expressar uma opinião coerente e consciente sobre as idéias encontradas neles . 


Necessitamos melhor capacitar nossas escolas públicas e valorizar nossos professores ,pois são por meio destas  que grande parte da população pobre ,com problemas dos mais diversos ,transita com a esperança de uma vida melhor .
As escolas de tempo integral são soluções que há muito tempo já integram a rede pública de tantos outros países ,inclusive os mais desenvolvidos ,tratando o aluno como um cidadão que merece e tem o direito de alimentação ,saúde e uma educação realmente plena e atual .


Um país que orgulha-se do seu desenvolvimento econômico deve priorizar a educação ,saúde e segurança pública de seu povo .E nenhum governante é merecedor de seu cargo e deve se orgulhar de sua popularidade ,se a maioria dos que os aplaudem esta formada pelas vitimas deste descaso constrangedor .


Bem meus amigos está foi uma reflexão de um primeiro do ano em que traz em sua bagagem a expectativa de governo dos nossos novos e nem tão novos eleitos ,que Deus nos ilumine a todos e um grande abraço ,Alex .

Um comentário:

  1. Caro Alex.
    Tive a oportunidade de assistir ontem ao filme:
    A Batalha pelo Império, de Chow Yun-Fat, disponível nas locadoras.
    A mais de 500 AC. a educação era o ponto chave das dificuldades de governo na China. De lá para cá pouca coisa mudou na história da humanidade...
    Recomendo este filme a todas as pessoas que tem interesse em educação e condução dos povos.
    Um abraço e parabéns pela escolha do tema.
    Jorge Purgly

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...