sábado, 9 de abril de 2011

AGORA ! ESSA DOR ... O QUE FAZER ???



Os Brasileiros estão chocados ,e feridos com este massacre de estudantes no Rio .Nunca imaginamos que um fato tão perturbador pudesse acontecer conosco ,em uma escola pública ,em pleno dia em uma cidade como o Rio de Janeiro .

Tudo é desconcertante neste doloroso episódio .O insano atirador teve livre acesso ao local porque era ex-aluno da escola ,ele não tinha antecedentes criminais e nada - a não ser o seu comportamento introvertido - indicavam tratar-se de alguém com distúrbio mental e potencialmente perigoso .Mas era .E agora a tragédia está consumada ,com familias traumatizadas pela perda de seus queridos entes e o Brasil inteiro se questionando como uma estupidez tão grande pode ter ocorrido .

Tanto quanto a inconformidade e a indignação ,o questionamento são necessários e podem ser esclarecedores . Só um debate exaustivo em torno do deplorável caso é que poderá acender novas luzes nesta obscura questão da violência gratuita e imprevisível .
O nosso desafio ,das autoridades e a sociedade como um todo ,é transformar esta dor coletiva em prevenção ,para que fatos desta natureza não voltem a ocorrer em rotina ,como infelizmente acontece em outros países .

São inúmeros os pontos que merecem reflexão .Vejam por exemplo ,a questão da violência escolar e do bullying . Instituições que desenvolvem programas preventivos ,que orientam e oferecem alternativas saudáveis de esportes e lazer ,que pregam uma cultura de paz ,com ações práticas voltadas para este objetivo ,reduzem significativamente o espaço para violências e tragédias .

É também mais do que a hora ,de atacarmos o problema das drogas ,tanto no ambiente escolar quanto no familiar .Compete às autoridades a criação de políticas públicas preventivas e de programas de tratamento e recuperação .Mas cabe também à todos nós com uma orientação adequada ,a identificação de condutas antissociais, e a proteção e o acompanhamento de crianças e adolescentes que precisam de ajuda .
Da mesma forma ,sociedades demasiadamente tolerantes com o uso e a comercialização de armas tornam-se mais vulneráveis a massacres ,como comprovam as frequentes tragédias em escolas norte-americanas .

Levando em conta que a literatura médica registra a existência em qualquer sociedade de um elevado número  de psicopatas em potencial ,é decisivo que os sinais sejam identificados ,para que essas pessoas possam ser mantidas sob controle ou encaminhadas a tratamento adequado .

É compreensível que muitos brasileiros tenham chorado ,como fez a própria presidente Dilma Rousseff ao decretar luto oficial em homenagem às crianças mortas .Mas ,depois das lágrimas ,temos que agir .Há muito a fazer a partir desta dor imensa que a população brasileira compartilha com os familiares das vítimas desta insanidade inexplicável ,irreparável e insuportável ...mas quem sabe ,previsível .
Uma ótima semana ,que Deus nos abençoe à todos ...Um grande abraço ,Alex .


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...