sábado, 9 de julho de 2011

MULHER QUE SE TOCA, SE CUIDA !!! CÂNCER DE MAMA ...



O câncer de mama lidera o índice de mortalidade no Brasil, só ficando atrás dos acidentes automobilísticos, atropelamentos e assassinatos. A cada ano morrem de câncer no Brasil dez mil mulheres e a faixa etária está acima dos 35 anos. Uma das maiores causas da morte por câncer de mama é a detecção tardia e a metástese (transmissão de células cancerosas para um órgão próximo). 

Sessenta por cento dos casos são identificados em estágios avançados (tumores com mais de 5 cm de diâmetro). Aí a mastectomia (retirada de um dos seios) é inevitável. Em tumores iniciais (menos de 2 cm) pode ser feita uma cirurgia chamada quadrantectomia sem retirada do seio. Depois da cirurgia é preciso esperar 10 anos. Se durante este Período a mulher não apresentar nenhum tipo de câncer, será considerada curada. A tendência é de pelo menos 10% das vítimas apresentarem novamente o problema.

Somente o médico é que poderá realmente dizer se as alterações eventualmente notadas são nódulos malignos ou benignos, se haverá seqüelas de cirurgias, mastites ou displasias (modificações nos dutos e lobos glandulares) mamarias. Uma secreção espontânea no mamilo e a retração da pele também podem indicar a presença de tumores.   

A melhor prevenção é o Auto-exame. Para se obter um diagnóstico precoce é preciso fazer, periodicamente, um auto-exame dez dias após a menstruação. O ideal é realizá-lo mensalmente depois dos 20 anos de idade. 

Depois de completar 35 anos as mulheres devem intensificar os cuidados com visitas periódicas a um ginecologista ou um mastologista. O exame preventivo feito pelo especialista, pode detectar nódulos com até 1 cm de diâmetro, além de mudanças na textura da pele, coloração e saída de secreções. 

Existe um exame mais preciso na detecção do câncer de mama que é a mamografia (é uma radiografia feita dos seios capaz de identificar tumores dois anos antes de ser palpável, por meio da presença de microcalcificação ou nódulos pequenos) e deve ser feito anualmente ou pelo menos de dois em dois anos. Os médicos recomendam a mamografia entre os 35 e 40 anos. Nos casos de câncer de mama na família é recomendado a mamografia após os 20 anos de idade, para se ter um controle maior da paciente. 

O apoio psicológico após a cirurgia é fundamental, principalmente por parte dos familiares. O relacionamento conjugal e a volta ao trabalho são fases mais difíceis no processo de reintegração ao dia-a-dia. Normalmente a mulher fica com vergonha do próprio corpo e alguns maridos, sem conhecimento, as rejeitam por medo de uma contaminação que não existe. Dependendo da extensão da mastectomia a mulher pode ficar com o movimento dos braço afetado. Tarefas como carregar peso, operar máquinas, estender roupa no varal se tornam muito difíceis ou até impossível. No campo profissional, às vezes, é necessário mudar de função. Por isso, a presença de assistentes sociais e psicólogos no tratamento pós-operatório é fundamental.


Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

3 comentários:

  1. Alex querido!
    Você sempre liderando esta bela iniciativa de estimular a saúde!
    Lindo e generoso!
    Parabéns mais uma vez!
    Um grande abraço.
    Flora!

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo Alex, e de importância Geral para Nação Feminina uma vez fez que com prevenção, muito tem ajudado no diagnóstico e evitado muitos transtornos, gostei e irei indicar no dihitt, twitter, Facebook e Orkut, ok!

    ResponderExcluir
  3. O Outubro Rosa é um movimento mundial, nascido em 1997, na Califórnia (EUA). O movimento objetiva dar visibilidade às iniciativas de enfrentamento do câncer de mama e promover a consciência sobre a importância do diagnóstico precoce para ampliar as chances de cura para a doença. O movimento “Outubro Rosa” caracteriza-se por imprimir a cor rosa – cor que marca a luta contra o câncer de mama – aos ambientes de acesso público. O Outubro Rosa tem sido marcado pela iluminação em rosa de prédios e monumentos; pela pintura de muros, fachadas; pela mudança de cor dos ambientes de sites; e outras ações de conscientização. Mundialmente, a campanha já iluminou inúmeros prédios e monumentos. Em 2008, o Brasil aderiu à campanha com realização da FEMAMA. Em Barcarena-PA, em 2009, por iniciativa da Profª. Aldenora Oliveira Cravo o Outubro Rosa ganha adeptos nas escolas entre os professores e alunos e ganha as ruas em Caminhada com grande apoio. Em 2010 repete a dose e ilumina o Cristo da Praça Matriz.
    EU FAÇO PARTE DESA LINDA CAMINHADA. PARABÉNS PELO POST!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...