domingo, 5 de dezembro de 2010

BULLYING...ASSÉDIO MORAL !!!


Bullying ou Assédio Moral é quando alguém continua dizendo ou fazendo coisas e intimidando para ter o poder sobre outra pessoa .Este assédio se manifesta de várias formas como dizendo ou escrevendo coisas ruins sobre eles ,deixá-los fora das atividades ,ameaçando-os ,fazendo-lhes sentir desconfortável ou com medo ,pegando ou danificando seus pertences ,bater ou chutar-los ,ou fazê-los fazer coisas que não querem fazer .


Todo mundo já viu isso acontecer na escola, mas os pais costumavam se preocupar a partir da pré-adolescência, lá pelos 11 ou 12 anos.
Agora tem sido recorrente entre crianças cada vez mais novas. De acordo com um estudo feito pela Abrapia (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência), 45% das crianças em idade pré-escolar (entre 2 e 6 anos) sofrem bullying. As consequências podem ser bem traumáticas: baixa auto-estima, ansiedade e depressão, além do mau desempenho escolar. Seu filho está sendo perseguido e você não sabe o que fazer? Veja dicas de como ajudar as crianças a lidar com a situação.

Fale com o professor do seu filho
Se o assédio acontece na pré-escola ou jardim de infância, avise os responsáveis pela turma imediatamente. Muitas escolas possuem um protocolo específico para intervir nesses casos. Quando relatar o incidente, seja específico sobre o que aconteceu e quem estava envolvido.
Contate os pais do agressor
Esta é a abordagem correta apenas para os atos de intimidação persistentes e se você sentir que estes pais serão receptivos. Telefone ou mande um e-mail de forma amigável, deixando claro que seu  objetivo é resolver o problema juntos.
Treine seu filho a procurar ajuda
Contra-atacar geralmente não é a melhor solução. Em vez disso, ensine-o a se afastar e a procurar ajuda de um professor ou um adulto responsável. Para evitar ser assediado no ônibus escolar, sugira que ele se sente ao lado de amigos, pois os provocadores não costumam escolher uma criança que faz parte de um grupo.

Use linguagem corporal positiva
Há alguns truques que farão do pequeno um alvo menos convidativo. Diga a seu filho para sempre olhar os colegas nos olhos, nunca abaixar a cabeça, mesmo quando estiver confrontando um colega. Isso o fará parecer mais confiante. Também o ajude a praticar uma cara de bravo e usá-la se estiver sendo incomodado. O modo como a criança olha para o “valentão” é mais importante do que o que ela diz.

Pratique um roteiro
Ensaie com o pequeno a forma correta de  responder a uma provocação. Ensine-o a falar com uma voz forte e firme – lamentar ou chorar só vai incentivar um valentão. Sugira que ele diga algo como "pare de me incomodar!" ou "eu não vou brincar com você se você agir assim." Ele também pode tentar: "Sim, tanto faz", e depois sair andando. O importante é que a resposta não seja passiva, pois isso incentivará o autor do bullying.

Elogie os progressos
Quando seu filho disser como desafiou um valentão, diga-lhe que você está orgulhoso. Se souber de outra criança incomodando o seu filho, incentive que ele use a mesma abordagem que já deu certo.


Espero que este material que encontrei em pesquisas na internet ,venha ajudar pais e filhos no combate ,prevenção e extinção deste grave mal que atinge nossos filhos , fiquem com Deus e uma ótima semana .Um grande abraço ,Alex .

Um comentário:

  1. Os pais devem educar os filhos ensinando-os que não devem praticar essa coisas porém, como isso acontece normalmente na escola, a responsábilidade é so professores que veem isso acontecendo e não faz nada para evitar

    Manoel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...