sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

NOSSA SAÚDE NA EMERGÊNCIA ...



Nesta semana por mais de uma vez a midia em geral mostrou a realidade social dos beneficiários do SUS ,nos atendimentos de urgência de nossos principais hospitais .
O cenário de desalento nas emergências ,com pacientes acomodados em macas e cadeiras de rodas ,poderia ser comparado ,ao que se vê em situações de catástrofes como as ocorridas no Rio de Janeiro .Com superlotação muito além da capacidade de atendimento ,uma instituição de ponta ,reconhecida nacionalmente ,o Hospital de Clínicas de Porto Alegre ,se depara com seus limites,como tantos outros hospitais da Capital e do Interior .

Por toda a mídia imagens revelam que as deficiências da saúde pública se agravam ,quando deveriam pelo menos ser atenuadas .
Não só o Clínicas mas tantas outras entidades que prestam serviços de atendimento ao SUS  são também vitimas de um conjunto impiedoso de fatores .A escassez de recursos ,a falta de sincronia na gestão da rede hospitalar ,falta de hospitais devídamente aparelhados e com equipes médicas capacitadas e bem remuneradas em regiões chaves do Interior ,para cessar a migração de enfermos em caravanas de amargura ,a procura do atendimento na Capital .

Os transtornos se manifestam também em filas de espera de consultas especializadas e de cirurgias .Muitos dos que se amontoam nas emergências já desistiram de recorrer aos postos de saúde ,pelas limitações de recursos ,de pessoal e de horários de atendimento .
O agravamento do quadro ,em todo o país ,exige pressa na execução de um dos projetos dados como prioritários pela presidente Dilma .Sem mais Unidades de Pronto Atendimento (Postos de Saúde) ,devidamente equipadas ,os hospitais continuarão sendo o último amparo para uma multidão de aflitos .

Os nossos impostos devem nos trazer mais dignidade do que está que estamos recebendo da saúde pública ,pressionemos nossos representantes para mudarmos este quadro ,para dizer no mínimo ridículo .Que Deus nos abençoe a todos ,uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

Um comentário:

  1. Para mim nossa saúde esta em estado terminal, já desisti até de considerar que ela esta no CTI, vivemos a anos o caus e nada foi feito e infelizmente nada será feito também, as esperanças jaz a algum tempo. Estamos mesmo nas mãos dos exploradores e gananciosos planos de saúde particulares infelizmente.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...