sábado, 19 de março de 2011

O VALOR DA HONESTIDADE !!!






Por mais pretensiosa que pareça a hipótese de os brasileiros copiarem o comportamento dos japoneses em situações de tragédias coletivas, é no mínimo inspiradora a postura da população do país destroçado por um desastre natural e sob a ameaça de um desastre nuclear. É comovedora a lição que os japoneses transmitem ao mundo, ao preservarem, em meio ao caos e às expectativas de que a situação ainda possa piorar, condutas cotidianas de disciplina, espírito comunitário e, em especial, de honestidade. Relatos de correspondentes estrangeiros têm exaltado, na cobertura jornalística de todas as mídias, o fato de que o desespero dos japoneses não se traduz nunca em comportamento antissocial. Não há saques, ninguém se apropria do que não é seu, não se registram conflitos.


A atitude dos japoneses está longe de ser interpretada como mera resignação ao maior drama enfrentado pelo país desde a Segunda Grande Guerra. A síntese da postura da população está na mensagem que o imperador Akihito transmitiu  pela TV, numa de suas raras manifestações desde que assumiu há 22 anos. Disse o imperador que a nação deve perseverar, manter a noção de coletividade em primeiro lugar e, principalmente, ampliar a capacidade de uns ajudarem os outros. A mensagem de Akihito merece ser acolhida não só pelos japoneses, mas por todos os que vivem a tristeza de acompanhar a progressiva degradação ambiental, econômica e social das regiões atingidas pelo terremoto e pelo tsunami. O Japão diz ao mundo, a seu modo, como é possível ser íntegro no pior momento de sua história.

É natural que tal comportamento acione interrogações e proporcione as mais variadas respostas. Como uma nação competitiva, que em menos de três décadas se reconstruiu, depois de uma guerra perdida, para se apresentar como uma das grandes potências econômicas mundiais, mantém intactos valores seculares? Que mecanismos preservaram noções rígidas de comunitarismo, num país em que a prosperidade individual, estimulada pela industrialização modernizadora e pela melhoria da qualidade de vida, não suplanta nunca o sentido do coletivo? De onde essa nação, com território equivalente à soma dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tira forças para se manter digna da imagem forjada ao longo dos séculos?

Muitos fatores são listados como explicação: a própria cultura milenar, a religião, o forte sentido de família, a qualidade de vida e, o que mais importa, a educação. No Japão, as crianças são educadas e formadas sob rígidos princípios de lealdade, honestidade e honra, o que resulta no comportamento que qualquer povo, independentemente de heranças culturais e peculiaridades econômicas e sociais, pode, sim, imitar. Poderiam igualmente ser inspiradoras as virtudes de um país onde as leis são respeitadas, onde a população confia nas respostas do setor público às suas demandas e onde o interesse comum é exaltado em momentos de crise e de sofrimento. Esse histórico de integridade do povo japonês o habilita à ajuda internacional, sem que os doadores se preocupem com desvios de socorros materiais ou financeiros. O que os habitantes desse país devastado nos oferecem é a dolorosa lição de que as tragédias se apresentam, infelizmente, como um grande teste da defesa e o exercício radical de valores universais.


Parabéns, à todo o povo japonês ...Que grande exemplo à todos nós, procuremos trazer as nossas vidas o máximo desta atitude tào grandiosa de comunidade e coletividade, o Ser sendo Humano ! Meus amigos fiquem com Deus e uma ótima semana, um grande abraço, Alex .

5 comentários:

  1. Abrir-se para o Semelhante é a melhor forma de se exercitar para se obter uma Vida mais sadia e descobrir que embora sejamos imperfeitos, a Honestidade produz em nós uma conduta onde podemos chegar próximos à perfeição que é Deus. A Bíblia diz: “sede perfeitos como meu Pai é Perfeito”, Palavra de Jesus Cristo.
    Este é o maior Valor da Honestidade: buscar a Perfeição que só encontramos em Deus. Shalom.

    ResponderExcluir
  2. Alex, PARABÉNS!!!
    Que texto lindo, inspirador, reflexivo...
    É verdade... o Japão tem nos ensinado sobre essa dignidade humana! Tenho acompanhado a união e luta nessa tragédia e em momento algum, vemos pessoas reclamando e sim reconstruindo!
    Eu pensava aqui comigo, esses dias, que essa postura tão digna do povo japonês, devesse à espiritualidade ligada à religião... mas, lendo esse teu texto tão bonito e verdadeiro, diria até exemplar, sou obrigada a concordar que a essência consiste na educação! No modo como são criadas as pessoas, com pensamento no crescimento individual , mas sem esquecerem-se do coletivo! E é assim que o velho e bom ditado da "união faz a força" ecoa pelos cantos desse mundo! Porque não basta apenas ser unido se lá dentro de si, cada um não tiver em suas raízes o respeito pelo próximo, a força de vontade e a crença de que com determinação e trabalho tudo se vence! E , claro...tudo isso com muita honestidade!
    Bravo, meu amigo! Bravo! Sensacional esse texto!
    Reverências minhas para você!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Ah! Alex! Perdoe-me, mas só para completar com algo que acabei deixando de fora no meu comentário:
    Tenho visto muitos posts sobre "A Tragédia do Japão"... com imagens que se repetem, como se o que a TV já explora não fosse o suficiente. Vejo, no sentido de passar os meus olhos nas "manchetes" que para mim são tão sensacionalistas quanto os programas que vivem das tragédias e dores humanas para ganharem seus índices de audiência....
    E você, de uma forma totalmente humana e construtiva, mostrou o que se GANHA aos olhos do mundo como lição e exemplo! Ressaltou que apesar de dor, perdas e desgraças, ainda prevalece o espírito da reconstrução! Mostrou que valores não é apenas um termo bonito ou clichê barato! Valores são imprescindíveis em qualquer época, nação ou situação... São eles que diferenciam uns dos outros no convívio social!
    É isso!
    Grande beijo, novamente PARABÉNS!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Meu grande amigo, Alex, quero parabenizar a você pelo belo post editado que faz referência ao valor da honestidade que deve servir de exemplo para todos nos dias atuais e bem referenciado na postagem e finalizas bem assim: Parabéns, à todo o povo japonês ...Que grande exemplo à todos nós, procuremos trazer as nossas vidas o máximo desta atitude tào grandiosa de comunidade e coletividade, o Ser sendo Humano ! Meus amigos fiquem com Deus e uma ótima semana, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Alex,

    Estou produzindo um livro didático e gostaria de utilizar o texto "O valor da honestidade", no entanto preciso da autorização do autor. Você poderia entrar em contato comigo? O meu e-mail é cassiaf2b@hotmail.com e aguardo seu retorno.

    Um abraço.

    Cássia Dutra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...