sábado, 26 de março de 2011

A PERVERSIDADE DO TROTE !!!





A continua prática do trote ,que liga perversidade à comemoração ,é uma distorção do meio universitário ,mas o seu entendimento vai muito mais além do reduto acadêmico .

Um calouro da UFRGS ,foi encontrado recentemente em estado de coma ,no Parque Farroupilha ,em Porto Alegre ,anualmente repete-se esta prática de outras formas ou similares ,tendo sempre as mesmas marcas de sarcasmo e crueldade .O agravante deste caso é o fato de que o rapaz de 18 anos participava de uma recepção a novos universitários ,e depois foi abandonado bêbado no Parque .

A ação do trote não teve seus limites ,ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas ,o trote só foi considerado completo com o abandono da vítima ,socorrida por familiares e levado a um hospital .

A diretoria da universidade ,anunciou que irá investigar o incidente .Mas uma sindicância muito mais ampla deveria incluir vários outros aspectos ,não somente ligados ao meio universitário .

Acadêmicos e futuros frequentadores de um curso superior ,que se envolvem em práticas como essa ,deveriam ser vigiados pela faculdade e principalmente por seus familiares .

O trote revela algo bem mais grave do que a adesão eventual a comemorações exageradas .É um manifesto primitivo ,condenável sob todos os aspectos ,que com certeza tem à ver com o relacionamento de seus praticantes no convívio diário na sociedade .

O trote normalmente caracteriza desvio de conduta ,e seus patrocinadores exigem acompanhamento ,não só no período anterior ao início do ano letivo .


Não devemos permitir a sobrevivência de tais atitudes ,por sabermos que muitas instituições ,e até por iniciativa dos próprios estudantes ,existe o estímulo a formas de recepcionar seus calouros que venham em favor da comunidade .

Bem meus amigos ,tenham uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .






3 comentários:

  1. Olha, acho um ABSUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUURDO, trote deveria ser punido com no mínimo 1000 (MIL) anos de cadeia sem fiança, sem direito a advogado, visita e o alimento na cadeia de alguém que faz e apóia deveria ser pão e água uma vez por dia. Fico irado quando ouço falar nisso. Sou acadêmico, não passei por essa infame, mas jamais submeteria quem quer que seja a este ridículo, não considero como gente ou estudantes quem o pratica, deveriam ser chamdos de animais selvagens bárbaros tais praticantes, isso é uma vergonha...

    ResponderExcluir
  2. O ensino superior no Brasil precisa ser repensado para formar cidadãos desde a sua entrada. É impressionante que nas Universidades e Faculdades mais conceituadas deste país, onde se formarão os futuros profissionais e dirigentes políticos aconteçam episódios lamentáveis como os trotes. Eu me pergunto: que tipo de profissionais são hoje ou serão amanhã os que em sua época como veteranos participaram de trotes violentos contra calouros? Eu acho que ÉTICA e CIDADANIA deveriam ser disciplinas obrigatórias em todos os cursos superiores desde o primeiro semestre. Como as coisas estão hoje em dia, não reclamem da qualidade moral da sociedade que teremos no futuro, principalmente dos políticos!!!

    ResponderExcluir
  3. Trote saudável é a integração dos novos alunos com o meio que vão conviver por alguns anos e não deveriam ser recebidos de maneira tosca, grosseira, violenta, ultrapassada, humilhante, degradante e covarde.
    Parabéns pelo blog e adorei saber que vc é taxista na minha terrinha natal. Sou gaucha tchê, moradora do Rio de Janeiro. i que saudades.

    forte abraço

    http://precisomeexpressar.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...