sábado, 16 de julho de 2011

O QUE FAZER DAS VARIZES ???




Elas causam um desconforto terrível : dói ficar em pé ,incomoda ficar deitado ,causa vergonha usar uma saia ou vestido mais curto .Só no Brasil ,de acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular ,estima-se que mais de vinte milhões de pessoas sofram com as varizes .E ,dessas pessoas ,as maiores vítimas são as mulheres por causa dos hormônios femininos (principalmente a progesterona) que levam à dilatação das veias .Elas são encontradas em uma a cada cinco mulheres ,e em um a cada quinze homens .
Mas, felizmente ,o tratamento do problema está cada vez mais eficaz .Seja para acabar com as mais profundas ou para secar os vasinhos ,a medicina dispõe de uma série de opções . 
Existe mais de um tipo de varizes?
Na verdade ,as varizes podem ser superficiais ou profundas .Dependendo da profundidade ,o tratamento deve ser cirúrgico. Já as mais superficiais são tratadas com esclerose (processo de secagem dos vasos) .Tecnicamente ,as varizes são divididas em três tipos :
- Telagiectasias : menor calibre ,menores que 2mm (capilares e vênulas dilatadas) ;
- Microvarizes: entre 2 e 5 mm ;- Varizes : veias dilatadas de maior calibre - maiores que 5 mm
Por que elas se formam?
As varizes podem se formar por tendência genética .Mas há outros fatores que contribuem para o surgimento delas ,como o uso de anticoncepcional à base de hormônios ,sedentarismo ,gravidez ,menopausa ,obesidade e envelhecimento .
Quando há necessidade de cirurgia?
Existe a necessidade de cirurgia em casos de varizes que causam dores ,sensação de peso e inchaço nas pernas .Sendo assim ,o paciente deve procurar um cirurgião vascular e realizar um exame mais complexo ,chamado ultra-som Doppler (útil para avaliar a necessidade de cirurgia) .
A alimentação pode ajudar no controle de novas varizes? Sem dúvida .A obesidade ,por exemplo ,dificulta o retorno venoso do sangue para o coração e desencadeia varizes .Além disso ,o consumo de sal deve ser restrito ,evitando ainda mais o aumento de pressão nos vasos e o acúmulo de líquido no tecido .
Os vasinhos são uma espécie de antecedente das varizes?
Os vasinhos são veias mais finas e superficiais .A pessoa pode ter só vasinhos ou vasinhos e varizes .Na verdade ,eles não são antecedentes ,mas servem para indicar que já existe uma pressão maior nos vasos dos membros inferiores e ,por isso ,existe uma predisposição maior para o aparecimento de vasos de calibre maior (varizes) .Por isso ,o cuidado deve ser redobrado nessas pessoas .
Quais são os tratamentos disponíveis hoje em dia?
Há a cirurgia ,para os vasos de maior calibre ,que são retirados cirurgicamente .A segunda opção é a esclerose de vasos mais superficiais ,com uso de um agente esclerosante (glicose ,polidocanol) que faz as paredes dos vasos juntarem-se umas na outras .A técnica é feita pelo dermatologista e custa ,em média ,R$ 200 por sessão .A terceira opção é o tratamento a laser para secar os vasinhos .
- Esclerose : aplicações com pequenas injeções de glicose e anestésico em vasos pequenos (telagiectasias e algumas microvarizes) .
- Laser através de pele :o mais usado é o Nd-YAG 1064 nm ,principalmente para telagiectasias .
- Laser endovascular (por dentro do vaso) : usado para vasos maiores .
- Cirurgia : usado para vasos maiores ,consiste em mini-incisões com pinçamento e ligadura dos vasos .A cirurgia sai por R$ 5 mil ,em média .

Que mudanças de hábitos são necessárias para evitar novos casos?
Evitar anticoncepcionais via oral ,parar de fumar ,fazer atividade física freqüentemente e usar meias elásticas ,em caso de pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou mesmo de pé .

Espero que esta postagem venha ajudar no esclarecimento deste problema doloroso .Fiquem com Deus ,uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

6 comentários:

  1. Interessante .Valeu a informação !

    ResponderExcluir
  2. Adorei a meteria.Muita coisa eu não sabia.
    Parabés, exelente post.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo,

    Sangue real agora tem nome: Varizes?

    É realmente se a pessoa se descuidar terá sérios problemas no futuro.
    Valeu muito boa a sua matéria.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post.essas informações são muito uteis.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu já fiz duas cirurgias a ambas pernas e fiz secagem de veias de menor calibre.

    Aliviou-me bastante as dores.

    obrigada pela partilha do excelente video.

    abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Escrevo porque estou interessada em realizar intercâmbios de links com a sua página web que trata da mesma temática que a minha. Eu poderia te oferecer um link em diferentes páginas.
    Escreva-me se estiver interessado. (joana.seo.portugal@gmail.com)
    http://tchescutando.blogspot.com/2011/07/o-que-fazer-das-varizes.html

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...