sábado, 17 de setembro de 2011

FÉ ,DO ANONIMATO AO ESTRELADO !!!



Dos corredores de muitos colégios ou casas religiosas, havia um que guardava uma discrição diferenciada: a clausura. Todos que por ali conviviam, fosse no dia a dia, ou em momentos de visitação, sabiam que aquela ala era reservada aos membros do clero. Pouco mais do que isto se conhecia, contudo era do imaginário comum que ali os sacerdotes se revigoravam espiritualmente.  As batinas longas e escuras combinavam bem com o clima de recolhimento tão presente naquele corredor que enfileirava quartos simples e silenciosos.


Hoje, ao invés da tarjeta “Clausura”,  faísca a lâmpada de “No ar” na antessala do palco de espetáculos. Ao invés dos padres confessores, ouvintes e orientadores, enumeram-se crescentemente os padres-shows, disputando recordes em vendas de discos, livros e participação em programas de auditório. Do recato de um ouvido atento, os artistas da fé deslocam-se velozes por “asas” de aeroportos, a tempo de, gentilmente, atender a um pedido de autógrafo ou uma foto sorridente. Não se fala mais tanto em pessoas atendidas, mas em público contabilizado.


O ritual da clausura se confinou a resquícios de tempos passados, dando passagem à superexposição, como se hoje as pessoas dispensassem o aconchego do enlace, atenção, cuidado, orientação pessoal para o cultivo frenético do coletivo, massificado.
Se perdeu o mistério? Se desencontrou no corre-corre da virtualidade o exercício do ministério? Onde ficou a essência, existência?Não há como, e seria não apenas fora de época, mas indesejada, uma volta ao corredor do silêncio, do qual se refletiam profundas emanações de devoção. 


Contudo, tão ou mais fora de compasso e enganadora é a atitude de não refletir seriamente sobre o que está ocorrendo, até para prospectar o seu, o nosso futuro.
Enquanto igrejas e templos se transformam em palcos, nossos braços estão cansando de se erguer e o aplauso automatizado já nos dói nas mãos.
Fiquem com Deus, uma ótima semana. Um grande abraço, Alex .

Um comentário:

  1. Olá Alex, bom tema este!
    O povo está aberto às alegria e à proteção!
    Carente na educação, busca o espetáculo, a mão zelosa que promete céus, que adverte dos fogos infernais.
    E do claustro, saem estas libélulas, conquistando seguidores.
    Mudanças publicitárias nesse mercado de almas.

    Afinal, tudo evolui!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...