sábado, 8 de outubro de 2011

A GREVE, SIM OU NÃO ???




A greve, porque provoca uma alteração no cotidiano, gera as mais diversas reações de contrariedade, sobretudo daqueles que, de certo modo, são atingidos por ela.


Boa parte da inteligência humana, por consequência, durante muito tempo foi voltada para limitar o exercício da greve. Com o necessário aprimoramento da estrutura democrática, chegou-se à concepção da greve como um direito dos trabalhadores. Mas, a mera consideração da greve como direito não é suficiente para que se compreenda a importância e o alcance social da greve, causando-lhe limites indevidos.A bem compreender, a greve não é um modo de solução de conflitos e sim uma forma pacífica de expressão do próprio conflito. Trata-se de um instrumento de pressão, legitimamente utilizado pelos empregados para a defesa de seus interesses.Em uma democracia deve-se considerar a possibilidade concreta de que os membros da sociedade, nos seus diversos segmentos, possam se organizar para serem ouvidos. A greve, sendo modo de expressão dos trabalhadores, é um mecanismo necessário para que a democracia atinja às relações de trabalho.

Pode-se imaginar que essa “luta” por melhores condições de trabalho seja mais uma questão sociológica que jurídica, pois a todas as pessoas, mesmo nas relações civis, é dada a liberdade para defenderem seus interesses e a partir daí firmarem relações jurídicas que atendem a tais interesses. A diferença é que no Direito do Trabalho essa “luta”, ela própria, é garantida pelo direito, resultando na formação, institucional de um direito à luta pelo direito.

Oportuno registrar que muitas das pessoas que hoje abominam a greve não se recordam que as garantias jurídicas de natureza social que possuem, aposentadoria, auxílio-doença, licenças, férias, limitação da jornada de trabalho etc. etc. etc., além de direitos políticos como o voto e a representação democrática das instituições públicas vieram depois da organização e da reivindicação dos movimentos operários.

Negar aos trabalhadores o direito ao salário quando estiverem exercendo o direito de greve equivale, na prática, a negar-lhes o direito de exercer o direito de greve, e isto não é um mal apenas para os trabalhadores, mas para a democracia e para a configuração do Estado Social de Direito do qual tanto nos orgulhamos!

O direito do recebimento de salário é obrigatório na medida em que, por lei, o não recebimento de salário somente decorre de falta injustificada ao serviço, ao que, por óbvio, não se equipara a ausência de trabalho em virtude do exercício do direito de greve. É evidente que o exercício de um direito fundamental, o da greve, não pode significar o sacrifício de outro direito fundamental, o do recebimento de salário.

Nunca é demais lembrar que os efeitos benéficos da negociação vinda da greve atingirão a todos os trabalhadores, indistintamente, e não apenas àqueles que de fato levaram adiante a luta pela conquista de melhores condições de trabalho.

Em suma: só há direito à greve com garantia plena à liberdade de reivindicação por parte dos trabalhadores, pois, afinal, os trabalhadores em greve estão no regular exercício de um direito, não se concebendo que o exercício desse direito seja fundamento para sacrificar o direito à própria sobrevivência, que se vincula ao efetivo recebimento de salário.

Finalizando na minha opinião a greve vem a contribuir para a construção de uma sociedade autenticamente mais humana, lutando pelos interesses daqueles que realmente produzem a riqueza ( os trabalhadores ), mas não têm direito a ela.

Fiquem com Deus, uma ótima semana e um grande abraço, Alex .

2 comentários:

  1. Ola Alex,
    Apesar de grandes transtornos que causam não sou contra a greve, pois é uma forma dos trabalhadores reivindicarem seus direitos ao qual muitas vezes não entendidos,o trabalhador ele deve sim de uma forma honesta lutar por aquilo que é seu,embora sofrerem algumas consequências,ou até mesmo nem todos aderirem a mesma e saírem ganhando em cima das lutas alheias, mas enfim é um movimento que tem resultados.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Alex.
    Apesar de dificultar a vida de muitos a greve é sim por muitas vezes necessária, sem ela e sem os transtornos que ela causa os trabalhadores não seriam escutados. Estive sexta feira no Correio para despachar uma encomenda e notei que as tarifas foram todas aumentadas, e o serviço que prestam já não era lá grande coisa, esse é o fator que mais me indigna, vendem um serviço de péssima qualidade, mas cobram o de primeira, e os funcionários nunca são valorizados. Não pertenço ao orgão, nem ninguém de minha familia tem qualquer vínculo. Uso o serviço do Correio por não ter outra alternativa.abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...