sábado, 1 de outubro de 2011

O GUIA DO CHURRASCO GAÚCHO !!!




Mais que uma refeição, o churrasco representa para boa parte dos brasileiros um ritual de comemoração. Tudo é motivo para reunir amigos ou família e preparar apetitosas peças de carne na brasa, onde os homens tomam a frente no preparo e dão folga para as cozinheiras. Há muitos anos, quando eles ainda não haviam despertado para o prazer de preparar pratos e testar seus dotes gastronômicos, escolher, preparar e cuidar do ponto certo da carne já fazia parte dos afazeres masculinos, com raras exceções.

Assim como discutem sobre futebol, é comum nas rodinhas de conversas masculinas considerações sobre técnicas, truques, preferência das carnes utilizadas e modos de grelhar. Aliás, um bom papo, descontração, caipirinha, cerveja, vinho e saladas são os acompanhamentos ideais para essa refeição tão apreciada pelos brasileiros.

Sucesso de público
O gosto pelo churrasco em algumas regiões do Brasil é incontestável.
O maior número de conhecedores e a evolução dos fornecedores, acabou por abrir espaço para outro mercado – o das butiques de carne. Essas lojas oferecem carnes originárias de boas raças e de rebanhos confinados, além dos apetrechos necessários para um bom churrasco, como temperos, facas, espetos, tábuas, aventais, etc. Essas butiques buscam fornecedores de carne de bois com conformação genética, cuidados e alimentação que proporcionam características especiais como a maciez da carne e menor teor de gordura. A atenção à qualidade está presente também na embalagem, que já vem com o produto cortado e embalado à vácuo, uma forma mais segura de preservação da carne.

Os empreendedores que se dedicam ao comércio dessas carnes estão colhendo bons frutos e suas vendas crescem 15% ao ano, um número que demonstra o potencial desse mercado. “Uma boa carne merece um corte adequado, e essa talvez seja a parte mais delicada e importante de um churrasco. Conhecer a anatomia do animal é fundamental para um corte de qualidade”. “Só através do conhecimento detalhado dos tecidos, fibras e músculos é possível a exploração das potencialidades do animal”.

Aliás, a fraldinha, parte do boi que antigamente era usado apenas para moer, tornou-se presença constante nos churrascos, sendo hoje a segunda carne mais usada para grelhar.

Atenções básicas
Apesar de ser conceitualmente simples, preparar um bom churrasco é uma arte repleta de técnicas e truques que fazem a diferença no momento de saborear uma carne. Churrasqueiros que ficaram famosos por seus talentos afirmam que a partir de uma mesma peça de carne pode-se obter resultados variados. Extrair a suculência do produto, atingir a maciez ideal e o sabor irresistível é uma arte, que nem todos dominam.

Para mim o bom churrasco começa no corte da carne e no preparo da brasa. Se o braseiro não estiver adequado, o sabor e a suculência do assado ficarão alterados. E também todo tipo de carne pode ficar apetitoso e até adquirir maciez, isso não é privilégio das chamadas carnes de primeira, os cortes das peças e a forma de assar é que fazem a diferença.

A escolha de carnes de boa procedência é fundamental, lembrando que a carne de vaca deve ser evitada, por ser consideravelmente mais dura. Todas as técnicas e procedimentos para torná-la mais macia não terão resultado e o sucesso da refeição ficará comprometido. Outra etapa importante diz respeito às peles que envolvem a carne, cuja retirada é um importante item e ignorar essa etapa pode contribuir para o endurecimento do assado.

Com relação aos acompanhamentos, a mistura de culturas aqui do sul do país, deixou marcas facilmente identificáveis: a introdução do hábito de servir lingüiças, carne de porco e salada de batatas provém dos imigrantes alemães. Os italianos trouxeram o churrasco de frango, a polenta e o uso de folhas de agrião e rúcula. Hoje, alguns desses itens fazem parte do cardápio das principais churrascarias do Brasil.

Assim, passou a ser costume servir a lingüiça como entrada, uma vez que o produto assa mais rápido sendo a solução ideal para saciar a vontade dos mais famintos. O frango, que também consome menos tempo para assar, geralmente chega antes, atendendo ao público infantil, que costuma ser mais impaciente.

Cada região ou pessoa pode imprimir seu estilo ao ritual do churrasco, porém é unanimidade nacional que o melhor acompanhamento para saborear uma boa carne é um grupo de amigos ou familiares. Talvez um dos maiores atrativos da refeição, além da carne, seja o toque de festa e a descontração que o ato de “churrasquear” sugere.


História do Churrasco
A descoberta do churrasco é atribuída aos índios que habitavam a costa das três Américas. Eles assavam a carne ao ar livre, numa fogueira sobre pedras com auxílio de uma grelha de madeira verde, mas foi na região do grande pampa que o churrasco encontrou o seu ambiente ideal. A pecuária sempre foi uma das maiores riquezas do Uruguai, da Argentina e do sul do Brasil, e a lida com o gado afastava os peões, por longos períodos de suas casas. O churrasco era uma forma mais prática de fazer uma refeição, pois bastava uma boa faca afiada, um fogo de chão, um espeto de vara, um generoso pedaço de carne e sal grosso para alimentar esses trabalhadores.
Hoje, não é mais uma comida regional, encontrando apreciadores em todo Brasil. Tornou-se sinônimo de festa e confraternização entre amigos



Equipamentos para um bom churrasco

Facas
Pedra de amolar
Tabua de cortar a carne
Espetos : largo, fino e duplo
Grelha



Dicas para preparar um bom churrasco
Confira abaixo algumas dicas que o Taxista Gaúcho levantou junto a especialistas, que colaboram para o sucesso de um churrasco:
  • A antiga técnica de acender o fogo com um pão velho embebido em álcool, apesar de segura já se mostra ultrapassada. Existem no mercado, produtos especiais para este tipo de acendimento que fornecem, além de segurança, a garantia de um fogo mais uniforme. Este é o caso do Lumix, produto natural à base de cana-de-açúcar que durante a queima não gera gases tóxicos e não oferece risco de explosão porque tem inflamabilidade menor que o álcool líquido. Apresentado em forma de pastilhas, o produto pode ser manipulado com mais segurança.
  • Nunca utilize produtos poluentes como plástico, gasolina, óleo diesel, com risco de contaminar e interferir no paladar da carne.
  • Procure deixar o carvão apenas de um lado da churrasqueira. Só depois que a brasa estiver firme e incandescente, espalhá-lo por igual na churrasqueira.
  • Depois do fogo aceso esperar pelo menos meia hora para colocar a carne. Antes de colocar a carne na grelha deixar o braseiro firmar bem, sem chamas ou fumaça e com temperatura elevada.
  • Não esqueça de ter por perto uma garrafinha de água com um pequeno furo para controlar o fogo.
  • Espetar a carne exige uma certa técnica e os espetos adequados. A posição correta é segurar o espeto com a mão direita paralelamente à mesa, enquanto se apóia a carne com a mão esquerda. Uma técnica para não tirar muito o suco das carnes é aquecer o espeto antes de colocar as carnes.
  • A distância entre a carne e o fogo deve ser de aproximadamente 30 centímetros para carne sem osso e 50 cm para carne com osso.
  • O sal grosso é o indicado para o churrasco. Espetar a carne colocando bastante sal dos dois lados na própria churrasqueira. Ao manusear o espeto, o excesso de sal vai caindo no fogo. Não há necessidade de salgar novamente.
  • Para retirar o excesso de sal e servir, segure o espeto no ar, ainda do lado de dentro da churrasqueira e bata com as costas da faca.
  • Na falta de sal grosso, faça uma salmoura. Vá borrifando a carne, periodicamente, sem tirá-la do fogo, mas cuidado com o excesso de sal fino, pois não é possível retirá-lo.
  • Deve-se usar apenas sal grosso, mas quando utilizar outro tempero é indicado utensílios de plástico, pois os de alumínio oxidam o tempero modificando o sabor. Procure evitar temperos ácidos, como limão ou vinagre que enrijecem a carne.
  • A limpeza da carne é fundamental pois é dela que depende o resultado do sabor da carne. A quantidade de gordura não deve ser muita e nem pouca, para deixar as fibras com sabor e maciez.
  • As facas devem estar bem afiadas para evitar o estiramento das fibras e dar um acabamento bonito ao churrasco.
  • A medida básica para calcular o consumo de carne é meio quilo de carne sem osso por pessoa e setecentos gramas com osso.
  • É comum aparecer um convidado que não come carne. Para prevenir situações embaraçosas e ser um bom anfitrião, é bom ter sempre reservado um peixe ou frango para essas ocasiões. Os peixes mais indicados para grelhar são o salmão ou o mero. E não esqueça que, para o peixe, é indicado o uso de sal fino.
  • Uma mesa bem organizada é o charme do bom churrasco. Não esqueça de dispor talheres adequados, com facas serrilhadas para facilitar o corte. Informalidade é uma característica do churrasco, porém não se deve descuidar da boa apresentação.

Bem agora meus amigos espero que façam um delicioso churrasco e apreciem está comida saborosa que reúne familiares e amigos ao seu redor ...Bom apetite, fiquem com Deus. Uma ótima semana e um grande abraço, Alex. 

2 comentários:

  1. Se puxou no post Pai!!!
    PARABÉNS! :D

    bjs
    Vanessa

    ResponderExcluir
  2. Acho que este churrasco vai queimar, com esta pequena distância de 30 centímetros, entre o fogo e a carne

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...