sábado, 22 de setembro de 2012

O NOSSO EU INTERIOR !!!

 
Homem algum nasceu para viver só, nenhum homem é uma ilha!
 
Somos seres criados para sermos comunitários por natureza. Durante a gestação há uma estreita relação mãe-bebê. Na primeira infância, a criança necessita dos cuidados e afeto de outra(s) pessoa(s) para desenvolver-se. No início da fase escolar, é feita a socialização com a aquisição de amigos, brincadeiras comunitárias e uma professora atenta e protetora. Em cada etapa de nossas vidas, é necessária a presença de outras pessoas.
 
No entanto, o que notamos nos dias atuais é um acentuado sentimento de solidão nas pessoas. O que mais está adoecendo as pessoas é a solidão. As mídias noticíam um aumento significativo na adoção de gatos, além do amor declarado aos cães.
 
Existem pessoas que dizem preferir animais aos humanos. Outro aspecto notório é a adesão cada vez maior às redes sociais. Seria uma forma de esconder a solidão, fazendo de conta  estar acompanhado. Afinal, tem tantos amigos, troca tantas mensagens carinhosas, ocupa tanto de seu tempo livre. Às vezes, é a única maneira encontrada para elevar sua auto-estima. Outros usam o chavão: "antes só do que mal acompanhado". Isso é uma negação.
 
O que existe hoje é uma sociedade globalizada pelo uso cada vez maior de novas tecnologias, distanciando as pessoas do relacionamento pessoal. Ao lado disso, há uma insegurança grande em relação à violência, ao abandono escolar, ao caos na saúde. Temos, então, a solidão gerada pela ausência de pai/mãe protetores. Também uma compulsão desenfreada ao consumo, onde o que vale é ter e não ser!
 
Até quando nos sentiremos sós? A resposta é a necessidade de uma reflexão interna e uma radical mudança de valores. Não será o homem com sua inteligência e sua capacidade de raciocinar que servirá de elemento agregador e solidário. Só um olhar para seu interior, com consciência e percepção, será capaz de promover uma mudança pessoal e coletiva.
 
Como li ou ouvi em algum lugar... "Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos, em vão, pela nossa alma".
 
Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana. Um grande abraço, Alex.
 
 
 

2 comentários:

  1. Olá Alex,
    Parabéns pela postagem,E de uma hora pra outra entra alguém na nossa vida que muda qualquer sentimento ruim que possa existir. Mas não é alguém que vai aparecer de um dia para o outro, é devagar, com cuidado, quando você menos esperar. Vai chegar alguém que te quer ver sorrindo, que quer colocar um sorriso no seu rosto e mesmo sem querer, ela sempre vai conseguir fazer você se sentir melhor. Alguém que vai segurar a sua mão sem ter explicação de alguns dos seus erros. Que vai te abraçar quanto tudo estiver difícil, que sempre vai te dizer como todo amor do mundo “eu sempre vou estar aqui’’. Que vai te fazer sentir falta quando estiver longe, que vai te fazer sorrir quando te abraçar. Alguém que não vai te mudar alguém que vai te amar do seu jeito.

    ResponderExcluir
  2. belo blog vou deixar o meu aqui ...
    http://bloggermundomagico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...