sábado, 29 de janeiro de 2011

CUIDADO COM ESSES PARASITAS !!!



Um inimigo comum e antigo ,os vermes podem estar por toda a parte .Desde de a areia onde o seu filho brinca ,na pracinha ou na praia ,até em uma salada mal lavada.

Estes parasitas precisam de umidade e calor para se proliferarem ,portanto o verão é uma das épocas mais criticas de contaminação .E são as condições de higiene ,tanto dos locais frequentados quanto dos hábitos pessoais ,que vão determinar a contaminação .
Mais de um terço das pessoas terá ,pelo menos ,um tipo de verme .Nem sempre se desconfia do problema ,pois grande parte dos casos são assintomáticos .

Os parasitas podem causar danos a saúde ,muitas vezes ,fatais...A preocupação deve ser redobrada com os pequenos ,são eles que estão sempre em contato com o chão e colocam as mãos na boca várias vezes ao dia . 

Outro local de atenção deve ser a praia .Os balneários aumentam a população em época de veraneio e geralmente ,o saneamento básico fica comprometido .Esgotos a céu aberto podem contaminar o mar e a areia ao redor .Os médicos indicam ,que os veranistas tomem vermífugos ao final da temporada .

Esses medicamentos não fazem mal .O que é altamente prejudicial é a verminose .Se todos tomarem vermífugos pelo menos duas vezes por ano ,com certeza as hospitalizações no Brasil diminuiriam em pelo menos 20% ,pois doenças causadas pelos vermes diminuem as defesas do organismo ,dando chance também a outras doenças oportunistas .

* O que é Verminose 

É uma doença provocada por parasitas que vivem no interior do corpo de animais e seres humanos ,alimentando-se de nutrientes como vitaminas ,proteínas ,gorduras ,glicose e sais minerais que poderão causar carências nutricionais no hospedeiro .É observada nas crianças e nos adultos ,em ambos os sexos ,em todas as classes sociais ,tanto na zona rural quanto nas cidades .

* Sintomas 

Mesmo que em sua grande maioria não apresentem sintomas ,mas podem ocorrer diarréia ,cólica ,dores e distensão abdominal ,anemia ,perda de peso e diminuição do apetite ,náuseas ,sangue nas fezes ,traumatismos e até hemorragias internas .

* Prevenção 

- Beba somente água filtrada ou fervida .
- Lave cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhe bem os alimentos .
- Não coma carne mal passada ,principalmente de porco .
- Limpe bem as mãos com água e sabão antes das refeições e depois de usar o vaso sanitário .
- Conserve sempre as unhas bem cortadas e limpas .

Meus amigos aproveitem o verão mas nos primeiros sinais de verminose ,procurem um médico .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .







3 comentários:

  1. Oi Alex essa é uma questão que a população brasileira não se preocupa muito, mas pode causar morte e como o texto diz: .É observada nas crianças e nos adultos ,em ambos os sexos ,em todas as classes sociais ,tanto na zona rural quanto nas cidades. E impressão minha ou voce mudou o templates do seu blog?Uma boa noite

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua matéria e de utilidade pública verdadeiramente, essas informações devem ser passadas e todos deveriam tomar ciência, pois esses caras são realmente muito prejudicial a saúde do ser humano. Vamos divulgar.
    Seu blog ficou show de bola, parabéns.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Interessante que chega o verão temos a ideia de que tudo é permitido...tudo é liberdade. Até mesmo as roupas são pouquissimas.
    O verão tem este sabor de preocupação zero, mas é exatamente nessa estação que proliferam, como dizes, as bactérias, os problemas estomacais e este deveria ser a Bandeira número hum dos governos, das prefeituras quanto ao saneamento, aos postos de saúde equipados, etc...

    Mas ... Acho que sempre exitirá o "mas", não é mesmo Alex.

    Valeu este alerta.
    beijos, meu querido. Amei te conhecer pessoalmente neste sábado.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...