domingo, 3 de abril de 2011

ESTA GURIA DE 239 ANOS !!!



Um guri aqui nasceu e cresceu pelas ruas as vezes frias tomadas pelo minuano ,vento que gela o inverno .Mas lagarteando muito nos ensolarados dias de primavera florida ,desta cidade jardim Porto Alegre .
O nosso verão não deixa por menos eleva os termômetros a temperaturas que misturadas com a nossa umidade nos colocam em uma panela de pressão .E claro a melancolia das folhas caídas do nosso outono ,me trazem lembranças da infância e adolescência .

Andar de bicicleta e jogar bola nos campos e caminhos do Parque da Redenção ,e remar nos barcos do lago e comer churros uruguaios ou dar de comer aos bichos do mini zoológico .

Os tempos mudaram e com ele a nossa Guria ,o moderno chegou trazendo shoopings e muitas outras atrações tecnológicas ou não ,mas que tiraram um pouco o Portoalegrense do interagir com a natureza da cidade .

Mas o nosso povo não muda ,trabalhador e honrado ,miscigenado ,que segue a tradição com bombacha , chimarrão ,camaradagem de gaúcho ,peão ou prenda ,fascina a quem dele se aproxima com a intenção de amar está cidade e suas diversidades que aconchegam .

Tem perigos ,violência ,poluição ? Certamente tem .Mas tem também ruas calçadas pela poesia de Quintana, a escrita dos Veríssimos ,a música dos irmãos Ramil .Os parques ,as praças ,um tanto de pressa ,um tanto de província ,as muitas arvores que comandam o verde e por que não o Beira Rio ? ... O grito de gol na eterna voz de Elis .

O pôr-do-sol do Guaíba é único ! E por que seria único ? Afinal na galáxia o Sol é o mesmo para todos . Porque quando algo nos cativa ,passamos a esperá-lo com a mesma expectativa de quem vive um grande amor .

E por isso e mais um pouco que esse Guri que vos fala ,viajado por este mundo a fora e que sempre retorna a estes pagos a uma Guria que sempre me aguarda faceira e prendada ,e como diz a canção do Fogaça , " Porto Alegre é demais " .
Um grande abraço ,meus amigos e uma ótima semana ,Alex .

2 comentários:

  1. olá meu rico
    mas bah eu como uma boa gaucha
    tbm sou apaixonada por esta grande querencia
    sem sombra de duvida
    porto alegre é demais

    beijaço meu rico

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo,como todo bom gaúcho que se preze tem que ter orgulho dessa guria,Porto Alegre tudo de bom,sou missioneiro de coração,chê!!tenho uma enorme admiração por esse pedaço do Rio Grande do Sul tão amado!!!
    valeuuu...
    Um abraÇão do tamanho do rio grande!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...