sábado, 4 de junho de 2011

EM RESPEITO AO IDOSO !!!



Você tem um idoso em sua família?

Qual o grau de convivência e responsabilidade presente na relação entre você e esse idoso?

A família é definida como um grupo enraizado numa sociedade e tem uma trajetória que lhe delega responsabilidades sociais. Especialmente perante o idoso, a família vem assumindo um papel importante e inovador, na medida em que o envelhecimento acelerado da população é um processo recente e ainda pouco estudado pelas ciências sociais.

A Constituição Federal de 1988, apresenta a família como base da sociedade e coloca como dever da família, da sociedade e do Estado “amparar as pessoas idosas assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

Neste sentido, cabe aos membros da família entender essa pessoa em seu processo de vida, de transformações, conhecer suas fragilidades, modificando sua visão e atitude sobre a velhice e colaborar para que o idoso mantenha sua posição junto ao grupo familiar e a sociedade. 

Aqui cabe uma primeira indagação: Como os filhos, de uma maneira geral acostumados a serem cuidados e dependentes dos pais por bons anos de suas vidas, num dado momento passam a experimentar uma inversão nessas relações quando os pais começam a necessitar de atenção e ajuda? Com as fragilidades que muitas vezes acompanham o processo de envelhecimento é comum surgirem conflitos entre os filhos quando a situação dos pais passa a lhes exigir novas responsabilidades e cuidados.

Na realidade, a família precisa de um período de adaptação para aceitar e administrar com serenidade a nova situação, de forma a respeitar as necessidades dos pais e evitar que se sintam um fardo pesado para os filhos. Daí a importância do idoso concentrar esforços para , nos mais diversos sentidos, não se entregar à inatividade evitando o mais que possível o sentimento de dependência da família que tanto aflige o idoso.

Percebesse que os idosos carregam a expectativa de receberem atenção e cuidados dos filhos e netos no momento em que perderem ou tiverem suas capacidades diminuídas, sendo este um fantasma constante a perseguir e preocupar os mais velhos.  
   
A dependência entre as gerações ,se revela de duas maneiras distintas: de um lado a dependência material dos filhos que por precisarem cada vez mais e por mais tempo da proteção dos pais, não hesitam em aceitá-la, até por entenderem como obrigação. Do outro lado a dependência emocional dos pais, fruto do modelo familiar estabelecido. Neste modelo a família é entendida como uma forma natural de organização da vida coletiva, uma instituição estável da sociedade, sendo a união entre seus membros a principal responsável pela integração e harmonia da vida familiar.
            
Essa dependência se caracteriza, num verdadeiro acordo uma negociação na qual os pais acalentam a expectativa de obter no momento que necessitarem a retribuição pela dedicação oferecida à família.

A família brasileira do terceiro milênio está cada vez mais distanciada do modelo tradicional, no qual o idoso ocupava lugar de destaque. Estamos vivendo  um importante período de transição e mudanças, no qual se faz necessário o entendimento das transformações sociais e culturais que vem se processando nas últimas décadas, para enfrentarmos o nosso próprio processo de envelhecimento dentro de expectativas condizentes com as novas formas de organização familiar. 

No entanto, qualquer que seja a estrutura na qual se organizará a família do futuro, há a necessidade de se manterem os vínculos afetivos entre seus membros e os idosos. Nesta fase da vida, o que o idoso necessita é sentir-se valorizado, viver com dignidade, tranqüilidade e receber a atenção e o carinho da família.

Fiquem com Deus ,uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

3 comentários:

  1. Embora sejamos todos quase idosos, a mais idosa da família (minha mãe) é cuidada com todo amor, carinho e respeito que ela merece.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Alex!
    Muitíssimo importante teu post.
    Nunca é demais salientar os cuidados e amor que devemos dispensar ao idoso.
    Um grande abraço!
    Flora.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Alex, infelizmente estamos em um Mundo onde se esqueceram os valores, valores estes trazidos de berço por nossos Pais.
    Estamos em um mundo onde é cada um por si e Deus por todos.
    Quero lhe agradecer pelo rico post, onde eu batalho constantemente em meu blog a defesa do direito dos nossos idosos, fazendo com que seja cumprido o estatuto do idoso na integra.
    E que os nossos Governantes criem leis mais severas para combater a violência contra nossos idosos.
    A familia é tudo, no momento que eles mais precisam, precisam do nosso apoio e principalmente nosso Amor.
    Abraço fraterno e Muita Luz em seu caminho.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...