sábado, 18 de junho de 2011

O CURIOSO CUSTO-BENEFÍCIO !!!





Costumamos ver os economistas como pessoas sisudas e previsíveis ,envoltas em números ,estatísticas e oscilações do mercado porém ,existem alguns interessantes e bem-humorados ,pelo menos um para mim – desmente o perfil .Lendo uma crônica outro dia ,descobri o escritor Robert H. Frank que fez uma abordagem divertida e inteligente de questões econômicas comuns .

Perguntas sobre a vida e o comportamento de pessoas são respondidas a partir de conceitos como custo-benefício e a lei do preço único ,as explicações são surpreendentes ,mas não se afastam da lógica do pensamento econômico. 

Por que os bares cobram pela água mas oferecem amendoins gratuitamente? Por que os ovos vermelhos são mais caros que os brancos ,embora ambos tenham o mesmo valor nutricional? Por que damos gorjetas em alguns serviços ,mas em outros não? Por que as lavanderias cobram mais caro para lavar uma blusa feminina do que uma camisa masculina? Uma das perguntas que me chamaram a atenção foi por que um acidente numa das mãos de uma rodovia provoca engarrafamento na mão oposta. 

Segundo o autor ,quando se aproximam do local do acidente os motoristas fazem um cálculo simples de custo-benefício ,concluindo que a satisfação de sua curiosidade custará apenas alguns segundos ,deixando de considerar o efeito multiplicador de milhares de decisões idênticas .Mas a explicação é perfeita “Pode parecer improvável que muitos motoristas estejam dispostos a tolerar um atraso de uma hora apenas para ver melhor um acidente .Porém, essa decisão é tomada individualmente ,quando cada um chega ao local do acidente .Naquele momento ,já tendo pago o preço da curiosidade ,a maioria dos motoristas – mesmo os que estão com pressa – opta por pisar no freio”. 

Muitas de nossas decisões são tomadas a partir de equações econômicas que não chegamos a perceber ,mas que usamos com facilidade .Contudo ,mesmo as formulações técnicas mais engenhosas têm suas limitações .A pergunta sobre os ovos brancos e os vermelhos não recebeu qualquer resposta satisfatória .Mas é melhor assim ,pois um dos grandes prazeres do ser humano é encontrar suas próprias explicações ,valendo-se para tanto de todos os tipos de informação . 

O saber é universal e aqueles que são sábios e competentes agregam ao conhecimento um tanto de sensibilidade e de imaginação .Quanto aos ovos vermelhos ,arrisco um palpite para muitas pessoas ,pagar pelo produto mais caro é apenas uma prazerosa e estranha demonstração de poder .

Fiquem com Deus .Uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .




Um comentário:

  1. essa de provocar congestionamento
    na mão oposta é fácil:como aparece
    curiosos nessas horas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...