sábado, 6 de agosto de 2011

MAS BÁH ! QUE FRIO ,TCHÊ !!!



Mas báh que frio de renguear cusco...( frio de deixar o cachorro meio torto e manco de tanto frio ) .A frase é de domínio popular e retrata com originalidade a temperatura vivida no inverno gaúcho .
Nós, os gaúchos, somos privilegiados em poder viver em plenitude as quatro estações do ano. Aqui se sente frio de renguear cusco...  se sente calor de derreter a moleira... e no meio disso tudo, ainda temos duas ótimas meia estações para intercalar as temperaturas.
Muitas são as piadas feitas sobre o frio e o gaúcho ,para rir e esquentar um pouco este inverno aqui estão alguns momentos dos gaúchos conforme a temperatura ...

40ºC:
A Gauchada não ousa entrar em nenhum ambiente sem ar condicionado

25ºC  

A Gauchada limpa o jardim sem camisa. 
20ºC
A Gauchada branquéla toma sol de bermuda e sem camiseta, na praça.
15ºC
A Gauchada dirige com os vidros abaixados para curtir a brisa do veranico.
10ºC
A Gauchada bota uma camisa xadrez de manga comprida, tecido leve que é pra não suar.
5ºC
A Gauchada põe 'a japona' e fecha as janelas de casa.
0ºC
A Gauchada faz o último churrasco no meio do mato, antes que comece a esfriar, a preocupação é de não 'pegar aragem'.
-5ºC
A Gauchada começa a dizer: 'Bahh tchê, que ventinho enjoado... o minuano tá cortando! Já tô os beiço cortado! Se gear no barro vai chover feio amanhã! Mas esse friozinho tá bom mesmo pra ficar debaixo ‘dos cobertor’!
-20ºC
Enquanto o inferno congela, a Gauchada começa a dizer: Mas baaahh o inverno chegou forte tchê! Vamos se 'agasalhar' que tá de renguear cusco! Se continuar refrescando vai ser preciso ir pra cidade comprar um cuecão!










Bem meus Amigos entre piadas e fotos bonitas da estação mais fria de um dos locais mais frios do nosso Brasil ,eu venho abrir aqui um espaço  no Tchescutando ,para a solidariedade de cada um de nós que esteja  preparado para encarar este inverno ,bem agasalhado no aconchego de seus lares no meio do calor humano de suas famílias .
Revisem seus closets e guarda roupas em busca de roupas de inverno que por um motivo ou outro não usem mais ,e procurem postos da Campanha do Agasalho e doem aos nossos irmãos necessitados .
Eu estou convidando a todos que puderem colaborar que entrem em contato comigo pelo fone: 9102-4003 Alex ,que combinaremos uma maneira de recolher o seu donativo .
Desde já agradeço muito por sua colaboração de amor ,carinho e espirito de comunidade com estes nossos irmãos carentes .Fiquem com Deus ,uma ótima semana e um grande abraço ,Alex .

3 comentários:

  1. Alex, eu me solidarizo contigo, e acontece que distribuimos cobertores aqui em São PAulo, nas madrugas para o pessoal que fica ao relento.
    Admiro mesmo este seu ato.

    João Bosco

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo que legal vir até aqui e saber que eu faço parte desce sentir o frio Gaúcho na prática como tem feito nesses últimos dias, gostei de ver esse comparativo a cada descido da temperatura como se comporta a Gauchada por estes Pagos do meu amado Rio Grande do Sul!

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo a cada queda de temperatura a gauchada ceva um bo chimarão e solta o verbo,ditados é o que não falta nessa época e o frio também,mas nossa amiga Lena se superou nos ditados,"tá tão frio que quero-quero usando tá pantufas ,rsrsrsrs....
    Valeuuuuu meu amigo,é muito bom fazer parte dessa cultura e morar aqui nesse chão gaúcho,por mais frio que seja nada melhor que um cobertor de orelha!!
    Abração!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...