sábado, 10 de setembro de 2011

HOJE ,A NOVA LEGALIDADE !!!



Um dos assuntos mais falados recentemente no Táxi é a lembrança da passagem dos 50 anos do movimento para fazer valer o princípio da legalidade no território nacional. Vale lembrar que o fato motivador do acontecimento político foi para garantir o direito constitucional do vice-presidente a tomar posse como chefe maior da nação em razão da renúncia do então presidente eleito. Havia suspeitas do alinhamento do vice com os dirigentes do temido bloco dos países comunistas. O maior temor era por parte dos americanos-do-norte, que não queriam de forma alguma ter seus interesses ameaçados no continente. Tentaram, mas não conseguiram escantear a Constituição da República.

O movimento pela legalidade conseguiu vingar com muito esforço, valentia e perseverança de seus integrantes. Não éramos e não somos uma republiqueta de bananas que qualquer um vá chegando e faça o que bem entende.Saber sobre o passado recente do país é importante para os cidadãos que hoje circulam pelo mesmo chão daqueles que marcaram sua época.

Hoje, mais do que nunca, faz-se necessário para nós, brasileiros, o ecoar do brado retumbante pela garantia da entrada em vigor do princípio da ética e da moralidade e pela expulsão da corrupção e dos corruptores já.Os recentes acontecimentos no cenário político do nosso país confirmam essa afirmação. Para mudar o cenário atual, não é suficiente aumentar a fiscalização e demitir os responsáveis pela má administração da coisa pública. Isto é um paliativo, basta uma releitura dos noticiários sobre o tema nos últimos anos e veremos que mudaram os personagens, mas a peça teatral é a mesma.

Isso em parte esclarece o motivo de muitos indivíduos inconformados partirem em busca de soluções fazendo uso de meios ilícitos ou desonestos. O que nasceu bom acaba por se tornar ruim. Que vençam os mais espertos e ardilosos é a norma que impera no mercado. Foi-se o tempo em que a força de vontade, o empenho nos estudos e no trabalho eram suficientes para a realização dos sonhos dos trabalhadores.

A classe trabalhadora, ampla maioria da população nacional, pode não ter suficiente cultura escolar, mas possui o conhecimento e a experiência adquirida na dureza do dia a dia da vida que ajuda a enxergar bem mais além daquilo que é ensinado em sala de aula. Por tudo isso, merece ser respeitado.

Os valores relativos a ética, moral e cívica, respeito ao direito do próximo e dignidade humana são disciplinas que necessitam ingressar urgentemente nos currículos escolares. Aprender matemática, português, geografia e história são conhecimentos válidos para o vivente situar-se no tempo e no espaço, todavia, não estão garantindo à população as condições para se tornarem cidadãos de fato e de direito.

Qual é o problema? O que está a impedir a entrada em vigor da moralidade e do banimento dos corruptores de uma vez por todas? Qual a ameaça que paira no ar? Só falta dizer que são princípios de caráter de difícil interpretação.

Estão esperando que a população vá para as ruas protestar, para depois acionar a segurança pública visando reprimir os “comunistas baderneiros”. O povo brasileiro não merece. Uma ótima semana, fiquem com Deus. Um grande abraço, Alex.

Um comentário:

  1. Bem lembrado!
    Excelente post para refrescar a memória dos esquecidos de plantão.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...