sábado, 24 de setembro de 2011

SER OU PARECER, ESTA É A QUESTÃO !!!



Como já foi dito por Shakespeare " Ser ou Não Ser está é a Questão " ,a frase que ele usaria hoje seria outra : Ser ou Parecer está é a Questão ! Dizem que ninguém mais dá a mínima para o que é, só para o que tem. Exagero. As pessoas ainda se preocupam com o que são. O problema é que não gostam do que são. Gostariam de ser outra coisa. E aí entra o verbo que está no topo das paradas hoje em dia: Parecer.


Tem gente que quer parecer rica, e adota um padrão de vida que não condiz com a sua realidade. Pra manter a fachada de bem-nascida, acaba colecionando dívidas e queimando seu nome na praça. Nos eventos sociais, pode até ser a mais fotografada, mas para os comerciantes com certeza não, é a rica mais sem crédito das colunas.


Tem aqueles que querem parecer mais bem relacionados do que são, e se enturmam, forçam intimidade e grudam feito chiclete em pessoas que mal conhecem, só para descolar um convite para uma festa, um show, uma estreia, qualquer lugar que o projete.Os que querem parecer mais cultos do que são, você sabe, são aqueles que nunca foram além do prefácio do livro e é o que basta para olharem a ralé de cima para baixo, como se fossem portadores da sabedoria universal.

Há os que querem parecer mais jovens do que são: bom, quem não gostaria? É uma dádiva parecer ter cinco anos menos, sem esforço. A genética é mais generosa com uns do que com outros. Não tento mais adivinhar a idade de ninguém: sempre erro, já que todo mundo parece ter bem menos. Mas se você tem 55 e parece ter 55, não é o caso para enfiar a cabeça dentro do forno, e sim que demonstra estar em paz consigo mesmo.



Os casos mais tocantes, no entanto, são os daquelas pessoas que querem parecer mais felizes do que são. O recurso adotado: mentem.O casamento delas está uma lua de mel, os filhos só dão alegrias, são muito requisitadas no trabalho, os amigos não param de telefonar, a vida tem sido um passeio num campo florido, e fica sem explicação aquele olhar melancólico, o sorriso forçado, a exaustão de ter que passar o falso entusiasmo adiante, como se não tivéssemos condições de perceber seu verdadeiro estado de espírito, que é coisa que se transmite sem palavras. Ver alguém se esforçando para parecer feliz é das situações mais constrangedoras que se pode testemunhar.

Está triste? Esteja! Não é rico, nem jovem, nem belo? Nem por isso ficará sozinho. Pessoas não se apaixonam por um lugar-comum de modelos padrão, mas pela singularidade de cada um, pela capacidade de ser surpreendido, pela sedução que o incomum provoca. Uma pessoa que se preocupa em “parecer” já está derrotada mesmo antes do jogo começar.Dá valor demais à opinião dos outros, não age conforme a sua própria vontade, não se assume do jeito que é, inventa personagens para si mesmo e acaba se perdendo justamente deste “si mesmo”, que fica órfão. Quer parecer mais inteligente? Comece admitindo que não sabe nada sobre nada e toque aqui: ninguém sabe.

Fiquem com Deus, uma ótima semana e um grande abraço, Alex.

Um comentário:

  1. Meu grande amigo Alex, seu texto é ótimo pelo que contém de conteúdo e acredito que os tais procedimentos apontados em seu texto nos transmitem os acontecimentos atuais existentes em uma sociedade moderna como a nossa alguns realmente procedem assim e acredito que não vão muito longe com sua atitude, pois lhes faltam uma base sólida e até mesmo consistência em todos os sentidos possíveis, obrigado por partilhar interessante texto no dia de hoje, ok!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...