sábado, 29 de outubro de 2011

VIDA, E A IMPORTÂNCIA DO SONO !!!



Sono, todos nós gostamos, especialmente quando acordarmos de uma ótima noite de sono. No passado, o sono foi muitas vezes ignorado por médicos e cercado por mitos,  mas agora estamos começando a entender a importância do sono para a saúde geral e o bem-estar. Na verdade, quando as pessoas recebem menos de 6 ou 7 horas de sono, o risco de desenvolver doenças começa a aumentar.

Os 10 maiores benefícios de saúde de uma boa noite de sono são :

1. Manter o Coração saudável
Ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais são mais comuns durante a madrugada. Este fato pode ser explicado pela forma como o sono interage com os nossos vasos sanguíneos. Falta de sono tem sido associada a um agravamento da pressão arterial e colesterol, todos fatores de risco para doença cardíaca e derrame. Seu coração será mais saudável se tiver entre 7 e 9 horas de sono a cada noite.
2. Prevenção contra o Câncer 
As pessoas que trabalham no turno da noite têm um risco maior de câncer de mama e de cólon. Os investigadores acreditam que esta ligação é causada por diferentes níveis de melatonina em pessoas que são expostas à luz artificial durante a noite. Melatonina parece suprimir o crescimento de tumores. Mantenha o seu quarto escuro para ajudar seu corpo a produzir a melatonina que necessita.
3. Redução do Estresse
Quando seu corpo recebe um sono deficiente, ele entra em um estado de estresse. Funções gerais do corpo são colocadas em alerta máximo o que provoca um aumento da pressão arterial e uma produção de hormônios do estresse. Pressão arterial mais elevada aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames. Os hormônios do estresse também, infelizmente, tornam mais difícil você dormir.
4.  Redução de Inflamações
O aumento dos hormônios do estresse elevam o risco de inflamação em seu corpo, criando também mais  condições de riscos relacionadas ao coração, bem como câncer e diabetes. Inflamações são tidas como uma das causas da deterioração do corpo enquanto você envelhece.
5. Revigorar e Energizar
Claro, uma boa noite de sono faz você se sentir energizado e alerta no dia seguinte. Começando o seu dia ativo, não só você se sente muito bem, mas também vai dormir melhor na noite seguinte e aumentar seu nível de energia diária.
6. Aumento da Memória
Enquanto o seu corpo está em repouso, seu cérebro está ocupado processando o seu dia, fazendo conexões entre os eventos, estímulos sensoriais, sentimentos e memórias. Seus sonhos e sono profundo são um momento importante para o seu cérebro lembrar e fazer links. Dormir com mais qualidade ajudará a lembrar e processar melhor as coisas.
7. Redução de Peso 
Os pesquisadores também descobriram que pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm maior probabilidade de estar acima do peso ou obesos. A falta de sono afeta o equilíbrio dos hormônios grelina e leptina que afetam o apetite. Então se você está interessado em controlar ou perder peso , não se esqueça de prestar atenção a uma boa noite de sono.
8. Aumento da Produtividade e Humor
Cochilos durante o dia não são apenas uma alternativa eficaz e refrescante à cafeína, ele também pode proteger a sua saúde e torná-lo mais produtivo. Pessoas que cochilam no trabalho têm níveis muito mais baixos de estresse e aumentam a produtividade. Cochilando também melhora a função de memória cognitiva e humor.
9. Previne a Depressão 
O sono tem muitos impactos nos químicos do seu corpo, incluindo a serotonina. Pessoas com deficiência de serotonina estão mais propensos a sofrer de depressão.Você pode ajudar a prevenir a depressão tendo a certeza que você está recebendo a quantidade certa de sono, entre 7 e 9 horas a cada noite.
10. Ajuda na Auto Reparação do Corpo  
O sono é um momento que o seu corpo tem para reparar danos causados ​​por stress, raios ultravioleta e outras exposições prejudiciais. Suas células produzem mais proteína enquanto você está dormindo. Estas moléculas de proteínas formam os blocos de construção para as células, permitindo-lhes reparação de danos.


Os 10 mais saudáveis hábitos para dormir melhor são :

1. Exercícios Leves
O exercício contém tantas maneiras de gerenciar o stress e a nossa saúde , e para muitos de nós, a noite é quando ele se encaixa melhor em nossos horários. Exercícios leves como Yoga ou caminhar durante a noite também podem ajudar a dormir, pois liberam a tensão sem estimular demais o corpo.
2. Ouvir Música
A música pode acalmar sua mente e corpo chegando ao ponto de hoje estar sendo usada como uma ferramenta terapêutica por alguns. Você pode usar a música para o seu benefício tocando música relaxante antes de dormir, e durante toda a noite para ajudar você a relaxar e aliviar a tensão com a aproximação do deitar. Deixo aqui um link de músicas relaxantes.
3. Organizar - Limpar
Uma pesquisa recente revelou que perto de 80% das pessoas vivem um certo nível de desorganização que pode causar estresse.  Limpando no final do dia pode deixar você menos estressado, porque você está fazendo algo para resolver o problema , e a antecipação de acordar em uma casa limpa pode fazer seu repouso mais tranquilo.
4. Silenciosos Videogames
Enquanto muitas pessoas gostam de ficar na frente da TV antes de dormir, jogar videogames silenciosos  pode ser uma alternativa relaxante. Eles podem criar uma distração agradável ao stress do dia e ser uma ótima maneira de  mudar as marchas, mas não tão emocionantes que fazem o sono chegar naturalmente.O Jogo da Memória,Caça Palavras e outros são bons exemplos e você os encontra neste link de jogos.
5. Banhos de Imersão
Imersão em uma banheira pode eliminar a tensão e deixar o seu corpo e sua mente relaxados. É também um  grande estimulante para dormir, como qualquer pai de uma criança pequena pode atestar. Procure recriar o ambiente relaxante de um spa em seu banheiro, trazendo velas, incensos e música calma.
6. Massagem
Massagem é um grande apaziguador do esforço que fizemos durante as nossas rotinas diárias nos trazendo um ótimo bem estar. Se você não conseguir trocar massagens com seus familiares, você pode fazer uma auto-massagem ou usar ferramentas de massagem para aliviar a tensão . De qualquer forma, ter uma massagem antes de dormir pode aliviar o estresse em seu corpo, relaxar, e fazer chegar ao sono mais facilmente.
7. Manter um Diário
O Diário nos traz muitos benefícios para a saúde , tornando-se uma ótima maneira de terminar o dia. Escrever em um Diário, Blog, Facebook, Twitter antes de dormir pode limpar sua mente, emoções que ajudam a resolver problemas, preparar-se mentalmente para o dia seguinte, fazer planos, e tirar os seus pensamentos fora de sua mente e colocá-los na página, onde podem ser captados no futuro.Uma troca que você pode obter um estado de espírito positivo para o sono, e ao longo do tempo ajuda-o a mudar sua estrutura mental para uma forma mais positiva, menos estressada.
8. Meditação
A meditação tem sido usada por muitas pessoas para aliviar o estresse no corpo e mente. É uma ótima técnica para utilizar antes de deitar, porque leva tão naturalmente ao sono: ela relaxa o corpo, limpa a mente, e cria a paz interior. Seja paciente com você mesmo e siga estas dicas para iniciantes , e você verá que a meditação pode ser uma ferramenta de gestão do estresse.
9. Sexo
Para aqueles em um relacionamento estável, o sexo é conhecido como um grande relaxante de um final de jornada estressante. Não só uma vida sexual saudável melhorara o seu relacionamento, mas relaxa o corpo, libera felizes químicos, e até promove bem-estar. E, claro, o premia com um ótimo sono.
10. Evitar
Algumas atividades podem ser muito estimulantes à noite e podem tornar mais difícil o dormir, ou fazer seu sono menos repousante. Para uma noite de sono reparadora, você deve evitar cafeína duas horas antes, conflitos interpessoais ou conversas estressantes ou qualquer outra coisa que o estimule muito ( lidar com finanças ou ver certos programas de TV ) Todo mundo é diferente, tente prestar atenção ao seu estado interno, e responda adequadamente.

Bem Amigos, espero ter colaborado para a sua melhor noite de sono. Fiquem com Deus, tenham uma ótima  semana e um grande abraço, Alex.

2 comentários:

  1. São informações muito boas mesmo, eu se não estiver bem é por que não dormi bem.
    Abraços forte.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...