sábado, 12 de novembro de 2011

LIXO, E O NOSSO FUTURO !!!


Finalmente foi aprovada a lei do resíduo sólido pelo governo federal, agora vem o processo de implantação e este é outro grande desafio. A lei propõe melhorar a gestão do lixo a partir da divisão de responsabilidades entre a sociedade, poder público e iniciativa privada, e proíbe a importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos, além do lançamento de resíduos a céu aberto.

Porém, isto não resolve o grande problema, pois ainda temos a cultura de desperdício instalada na sociedade. Muitas iniciativas estão ocorrendo, mas temos que evoluir e gerar uma grande transformação cultural. Seguramente uma campanha educativa deve ser lançada para conscientizar a população sobre o assunto.

Através de pequenos gestos, nós podemos mudar nossos hábitos de vida e adotarmos o consumo consciente, ao utilizarmos os 3 Rs , que são práticas simples, mas importantes e que fazem a diferença no volume de lixo descartado: Reduzir, Reutilizar, Reciclar

REDUZIR
Reduzir quer dizer economizar de todas as formas possíveis:

· Procurar sempre produtos mais duráveis;
· Comprar o suficiente para consumo, evitando desperdício de produtos e alimentos;
· Por no prato só o que realmente for comer;
· reduzir os supérfluos,
· reformar e conservas as coisas, no lugar de substitui-las por outras;
· doar os objetos e roupas que não são mais necessários para quem precisa;
· Evite comprar legumes, frios e carnes em bandejas de isopor, que não é reciclável.
· Procure produtos que tenham menos embalagens ou utilize aqueles que tenham embalagem reciclável;
· Quando for comprar presentes, evite a utilização de embalagens em excesso;
· controlar o uso da água: não deixar a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes é melhor do que deixar a água correr sem necessidade;
· desligar a TV se não estiver realmente assistindo e a luz do lugar onde não houver alguém.


REUTILIZAR
Reutilizar é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo. É ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. Alguns exemplos são:

· reaproveitar vidros de geléia, maionese, massa de tomate, que podem servir para armazenar alimentos ou outros objetos. 
· utilizar a frente e o verso do papel para escrever;
· Os garrafões de vinho podem ser enviados para as cooperativas e sucateiros, que os encaminharão para as vinícolas, onde serão lavados e reaproveitados. 
· Oficinas de arte e artesanato - com restos dos mais variados materiais podem ser feitas muitas coisas lindas e criativas. Por exemplo: vários artistas plásticos utilizam garrafas PET para fazerem sofás, puffs, camas.

RECICLAR

Reciclar significa enviar novamente para o ciclo de vida útil, isto é, transformar o material reciclável em produto útil através de processos industriais.

Existem condições básicas de qualidade e quantidade para se tornar viável o processo da reciclagem. Uma das atividades que alimentam a reciclagem é a coleta seletiva.
CUIDADO! 
Observe a seqüência lógica da filosofia dos 3 Rs: primeiro, reduzir, para depois pensar em reutilizar e reciclar.


A sociedade brasileira tem um grande trabalho pela frente, temos que nos reeducar e pensar na redução, reutilização e reaproveitamento dos resíduos, e acabar com o conceito primitivo de que o problema do lixo acaba quando é colocado na lixeira.

Como cidadãos, vamos ter de investir o nosso tempo na separação e redução de resíduos produzidos em todos os níveis: consumidores, empresários e governos. A grande expectativa é que as iniciativas também possam funcionar como um freio ao consumismo, provocando mudança de comportamento da indústria e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...