sábado, 3 de dezembro de 2011

QUALIDADE DE VIDA, VOCÊ SABE O QUE É SER FELIZ ???


Manter a saúde do corpo e da mente não é tarefa muito simples, principalmente na correria das grandes cidades, onde o trabalho, na maioria das vezes está em primeiro lugar, e em muitos casos em excesso, não deixando espaço para os outros setores da vida. Somado a outros problemas – como econômicos, afetivos e familiares – a correria desenfreada traz consequências sérias para o organismo, tanto na parte física como emocional. Para contornar esses percalços e viver melhor, é essencial investir em qualidade de vida. Mas, Calma! Esse investimento não precisa necessariamente ser em altas cifras, pequenas atitudes no dia-a-dia podem fazer toda a diferença.

Diversos fatores influenciam na qualidade de vida. Quando melhoramos um deles, acaba refletindo, e outros melhoram também.
Segundo os especialistas são cinco os principais aspectos considerados para se ter uma boa qualidade de vida: o físico, que envolve tanto a prática de exercícios como uma alimentação adequada; o psicológico, é essencial que as pessoas tenham pensamento positivo, otimismo e autoestima; emocional, ter uma vida social ativa e um bom relacionamento com a família, amigos e parceiro (a); espiritual, é importante crer em alguma coisa, ter valores e princípios e não necessariamente uma religião; e o ambiental, fatores externos, vivência em um ambiente tranquilo e confortável.


De acordo com os experts os fatores externos são os mais difíceis de mudar. Por exemplo, se você vive em um ambiente com muito ruído, poluição, não depende só de você para que essa situação seja alterada. Já os demais, dependem basicamente da vontade de cada um. O conjunto atividade física e alimentação é o foco principal na mudança de hábitos e busca por bem estar.

Começando pela atividade física. O ideal é que seja realizado pelo menos 30 minutos de exercícios por dia, lembrando que esse pode ser qualquer um, de preferência, o que te dê mais prazer. A atividade física favorece o sono, o apetite, ajuda a manter o equilíbrio e a coordenação motora, evita e reduz o sobrepeso, além de aumentar a quantidade de endorfina que combate a depressão.

Já a alimentação, tem que ser equilibrada e respeitar três princípios: deve ser regular, frequente e em pouca quantidade. O ideal, segundo os especialistas, é comer um pouco de tudo: carboidratos, proteínas, pouca gordura, e pelo menos 4 porções por dia de frutas, legumes e verduras – a dica é apostar nos vegetais e frutas que mais gosta. É muito importante também não ficar grandes períodos sem se alimentar. Entre as principais refeições, pode-se comer uma fruta, uma barrinha de cereal ou tomar uma vitamina.

Outra dica dos especialistas é saber lidar com as situações controvérsias do dia-a-dia. Por exemplo, o estresse, ele pode ser encarado como um estímulo ou como um veneno. Muitas vezes ele é prejudicial porque não tem uma válvula de escape, a atividade física pode ser esse mecanismo. As pessoas podem usar o tempo ocioso para dar uma volta no parque, ter contato com a natureza, ou andar de bicicleta. É bom para a mente e complementa a atividade física.

As terapias alternativas, como acupuntura, massagens e Reiki também podem ser utilizadas para relaxar e aliviar as tensões e o estresse do cotidiano. De forma complementar, essas terapias são indicadas no tratamento de vários males, já que elas ajudam a harmonizar e equilibrar o corpo e a mente.

Todas essas questões, que colaboram com uma boa qualidade de vida, podem e devem ser trabalhados desde a infância. Segundo os especialistas, a criança que teve um suporte, se alimentou corretamente, conviveu com o esporte desde pequena, viveu em um ambiente saudável, livre de drogas e álcool, dificilmente se tornará um adulto sedentário e com vícios. Por isso a importância da escola e dos pais na formação da cultura esportiva e da alimentação adequada desses futuros adultos.

Tenham uma ótima semana, fiquem com Deus e um grande abraço, Alex.

Um comentário:

  1. Ótimas dicas Alex, a felicidade depende e muito do bem estar do corpo. Corpo e mente saudáveis igual a felicidade.
    Abração meu amigo!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...