domingo, 27 de maio de 2012

A NOSSA SAUDE COMEÇA ...!!!



A boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável. Aprender a comer bem não é mera questão de estética, é uma necessidade para o bom funcionamento do organismo. Está comprovado que maus hábitos alimentares estão diretamente ligados ao aumento das mortes causadas por doenças crônicas como diabetes, hipertensão e câncer. Essas doenças são responsáveis por quase 70% das mortes no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, que realiza levantamentos anuais desde 2006 para monitorar fatores de risco na população. Essa estatística não é positiva para os gaúchos> Porto Alegre é a capital com maior frequência de pessoas acima do peso ideal 55,4%, enquanto a média nacional é de 48%.

Baixa ingestão de frutas e hortaliças e maior consumo de alimentos calóricos, pouco nutritivos, com alto teor de gordura, açúcares e sal impulsionam esses números. A satisfação com os hábitos alimentares, também parte desse monitoramento, controlada pelo índice de bem estar \IBE\, que avalia os aspectos físico, emocional, social, profissional, intelectual e espirítual de quem vive em Porto Alegre. De forma geral, os entrevistados não evitam comer produtos com açúcar e alto teor de carboidratos. Também não se esforçam muito para controlar a quantidade de comida nas refeições.

Reeducação alimentar é essencial para equilibrar a balança e alcançar o bem estar nutricional.

A seguir deixo aqui sugestões de um menu saudável>>>>

Café da manhã: 70g de Aveia | 1copo de leite/iogurte de soja natural | 1 ovo inteiro cozido/mexido + 3 claras de ovo.

Almoço: Simples: carne magra, legumes e leguminosas. A sopa será sempre uma boa opção, mas não com batata/massa/arroz. Aliás, se quer perder peso e não faz exercício mais de 3x por semana, elimine estas 3 fontes de carboidratos. Os carboidratos presentes nos legumes e nas leguminosas são suficientes.

Lanche: Duas fatias de pão integral | Atum em água ou 3 fatias de fiambre de aves | Um copo de leite/iogurte de soja natural | 10 frutos secos (amêndoas, amendoins ou nozes).

Jantar: Salmão assado/grelhado | Salada temperada com 1 colher de azeite | Verduras cozidas a vapor à vontade.

Refeição SOS: Acontece. Para o caso de não ter tempo de preparar nada, guarde na bolsa alguns frutos secos, uma barra de cereais o menos açucarada possível e uma bebida de soja. Esta refeição serve também para o caso do período entre o café da manhã e o almoço e entre o lanche e o jantar ser demasiado grande. Lembre-se: comer de 3 em 3 horas.

Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana. Um grande abraço, Alex.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...